29.1 C
Itaituba
quarta-feira, 8 maio 2024
Google search engine
Dólar Hoje Euro Hoje Ouro Hoje
Google search engine

“Marcas da Vida”: Uma Jornada Cinematográfica Laranjal do Jari Contra a Violência Doméstica

Em 2018, quatro amigos do estado do Amapá, imbuídos da paixão pelo audiovisual e movidos por uma causa nobre, deram início a um projeto que se tornaria um símbolo de resistência e conscientização. Dios Furtado, ator, diretor e roteirista; Wanderson Viana, jornalista e cinegrafista; Kassia Modesto, atriz, poetisa e produtora; e Marcelo Luz, roteirista, uniram esforços para criar “Marcas da Vida”, um filme que aborda a temática sensível da violência doméstica.

Reproducao: pepita Noticia

Originário de Laranjal do Jari, Dios Furtado propôs a ambientação do filme no interior do estado, mais precisamente no Vale do Jari. Sem recursos, mas repletos de determinação, Wanderson e Kassia embarcaram nessa aventura cinematográfica, carregando consigo apenas uma câmera e uma ideia poderosa. O resultado desse esforço improvisado foi a criação do nome do filme, “Marcas da Vida”

Reproducao: pepita Noticia

O primeiro desafio foi a seleção de um elenco local, composto por habitantes de Laranjal do Jari, muitos dos quais estreantes no universo audiovisual. O projeto tornou-se um verdadeiro envolvimento da comunidade, que abraçou a causa com amor e entusiasmo. O filme, gravado de forma improvisada, serviu como laboratório, mas devido à falta de maquinaria específica, não foi inicialmente divulgado.

Reproducao: pepita Noticia

A receptividade positiva da sociedade de Laranjal do Jari impulsionou a equipe a regravar o filme de maneira profissional. Após a pandemia da Covid-19, a atriz e produtora Adriana Carvalho propôs a inscrição do projeto no edital municipal da Lei Paulo Gustavo, sendo prontamente aprovado. Iniciou-se, então, uma produção profunda e impactante, envolvendo mais de 50 pessoas no elenco, sendo mais de 40 delas da própria comunidade.

Reproducao: pepita Noticia

Dios Furtado e Wanderson Viana, responsáveis pelo roteiro, mantiveram a essência dos personagens da versão inicial, baseando-se na realidade. Para elevar ainda mais o projeto, foram convidados dois renomados atores: Waldo Piano, da Rede Globo, conhecido pelo papel de Joel na novela “VAI NA FÉ”, e Mario Cardona Jr., da Rede Record, atualmente interpretando Rei Umma na série “REIS”. Ambos aceitaram o desafio, viajando do Rio de Janeiro até Laranjal do Jari para contribuir com a regravação.

Waldo e Mario realizaram uma intensa preparação de elenco com os atores locais, resultando em 10 dias intensos de gravações, com 34 cenas capturadas em diversos bairros da cidade e nas comunidades ribeirinhas. O filme, sob a direção de Dios Furtado, direção de elenco de Waldo Piano, direção de fotografia de Wanderson Viana e produção de Kassia Modesto, promete ser uma obra impactante, abordando temas cruciais como violência doméstica, violência contra a mulher e feminicídio.

Este projeto, nascido da paixão e da perseverança, destaca-se como uma iniciativa única que transcende as barreiras da produção cinematográfica independente, buscando não apenas contar uma história, mas também provocar reflexão e transformação social. “Marcas da Vida” não é apenas um filme, é um testemunho do poder do cinema como ferramenta de conscientização e mudança.

O filme tem como:
Diretor Geral: Dios Furtado
Diretor de Elenco: Waldo Piano
Diretor de Fotografia: Wanderson Viana
Diretora de Produção: Kassia Modesto
Produtora: Adriana Carvalho
Participação Especial: Mario Cardona Jr.

FONTE:PEPITA Notícias

POSTS RELACIONADOS

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Populares

Comentários Recentes